24 fevereiro 2005

 

Iwo Jima



Fui despertado para este post por um artigo de opinião num jornal americano. Numa referência à batalha de Iwo Jima, o autor queria relembrar à Europa a tenacidade e determinação do povo americano na luta pela liberdade. Foi uma batalha com cerca de 6,800 soldados americanos mortos, acima de 20,000 baixas de guerra (mortos, feridos, "fatiga de guerra"). Referência feita desta forma, pouco se pode discutir.

Mas olhando para trás, para o que foi Iwo Jima. Trata-se de uma pequena ilha japonesa, cerca de 20 quilómetros quadrados. Na altura era de importância estratégica vital pois pela sua localização, seria um posto de reabastecimento perfeito para os bombardeiros B29 fazerem escala entre ataques a solo japonês. Daí terem sido destacados 110,000 soldados americanos para conquistar um pedaço de terra no mar. Na ilha, encontravam-se pouco mais de 20,000 japoneses comandados pelo General Kuribayashi, cuja estratégia seria a de defender a ilha através do sub-solo, numa cadeia de túneis construida para o propósito. O objectivo seria de que cada japonês matasse 10 americanos antes da sua respectiva vez (assim se diz). A defesa da ilha era impossível, o importante seria levar a batalha a tal ponto que as baixas americanas servissem de elemento dissuador a futuros ataques em solo japonês. Dos soldados japoneses, apenas 1,803 foram capturados, todos os restantes foram mortos. Napalm, gás liquido, foram algumas das armas utilizados pelos americanos para contrariar a estratégia japonesa ("smoke them out").

E agora fica a minha pergunta. O que é que este episódio da História nos ensina sobre a tenacidade e determinação do povo americano? Que glórias ou elogios se podem retirar de uma ilha de 20 quilómetros quadrados coberta por mais de 27,000 cadáveres? Uma ilha cuja história de sangue só começou nesses dias, pois nos que se seguiram serviu de lar para os bombardeiros B29? Digam-me, por favor.



   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt