29 agosto 2006
Abandono
No seguimento da conversa de há dias, há sempre coisas em que estamos entre os primeiros...mas não devíamos. (cliquem na imagem para aumentar)
in Eurostat Year book 2005.
Comments:
<< Home
não obstante o comentário gastronómico anterior... é
curioso notar que os países com maior taxa de abandono escolar são os países mediterrânicos ou próximo cultural e/ou geograficamente.
os países mais ao norte tem menor taxa de abandono. porque será?
os homens mais que as mulheres. suponho que seja devido ao mercado/necessidade de trabalho.
curioso... dá pena... mas não deixam de ser curiosos os padrões...
curioso notar que os países com maior taxa de abandono escolar são os países mediterrânicos ou próximo cultural e/ou geograficamente.
os países mais ao norte tem menor taxa de abandono. porque será?
os homens mais que as mulheres. suponho que seja devido ao mercado/necessidade de trabalho.
curioso... dá pena... mas não deixam de ser curiosos os padrões...
Há quem diga que essa diferença norte/sul está relacionada com a influência cultural histórica da religião, protestantismo ao norte, católicos ao sul, de onde derivam as Inquisições e outros que tais, o desenvolvimento precoce de um sistema de ensino no norte, e tardio no sul, o aparecimento da necessidade de mão de obra qualificada no norte, e barata no sul...Mas essa discussão é grande e é propensa a enviesamentos ideológicos. Eu confesso que não lhe conheço todos os contornos...
Esta é a realidade, sim , mas para mim a principal questão é: como inverter isto? Uma das coisas que esta estatística revela é que o nosso sistema de ensino não está adequado à população que temos. Como poderemos fazer isso?
efectivamente não com a política seguida desde os anos 80:
- onde quando os "estudantes" têm dificuldades, em vez, de se procurar o porquê, faz-se desaparecer o tópico dos programas escolares;
- onde se usa a escola como um centro de dia/tarde/noite com actividades que mantenham os "estudantes" ocupados, felizes, contentes, mas na sua santa ignorância;
- onde o nível de conhecimento dos professores é cada vez pior, e consequentemente, o nível de ensino;
- onde cada vez mais a classe dos professores é denegrida, desrespeitada e ignorada;
- onde o que é bem visto na sociedade é ser monetariamente bem sucedido com o menor esforço e se possível vangloriando todos os momentos de cabulisse ao longo da vida escolar;
- onde o esforço e a vontade de saber são cada vez menos aproveitados e valorizados.
talvez possamos começar por pensar por que será tão mau pensar, estudar e aprender... porque será que "pensamos" assim???
talvez estejamos a voltar ao tempo da outra senhora... "ignorantes mas felizes"!!!
- onde quando os "estudantes" têm dificuldades, em vez, de se procurar o porquê, faz-se desaparecer o tópico dos programas escolares;
- onde se usa a escola como um centro de dia/tarde/noite com actividades que mantenham os "estudantes" ocupados, felizes, contentes, mas na sua santa ignorância;
- onde o nível de conhecimento dos professores é cada vez pior, e consequentemente, o nível de ensino;
- onde cada vez mais a classe dos professores é denegrida, desrespeitada e ignorada;
- onde o que é bem visto na sociedade é ser monetariamente bem sucedido com o menor esforço e se possível vangloriando todos os momentos de cabulisse ao longo da vida escolar;
- onde o esforço e a vontade de saber são cada vez menos aproveitados e valorizados.
talvez possamos começar por pensar por que será tão mau pensar, estudar e aprender... porque será que "pensamos" assim???
talvez estejamos a voltar ao tempo da outra senhora... "ignorantes mas felizes"!!!
Parece-me que se dispara em todas as direcções, minhoca! Se o nível de ensino é tão baixo e a escola é uma brincadeira permanente por que a abandonam os jovens? Será por almejarem um ensino de grande qualidade que não têm? Se os professores são cada vez mais uns ignorantes como pode a classe ser espeitada?
Era bom que o abandono escolar fosse discutido com reflexão e profundidade.
Era bom que o abandono escolar fosse discutido com reflexão e profundidade.
não é disparar em várias direcções, penso eu, mas o problema tem várias vertentes... era bom que o abandono escolar fosse discutido, fosse percebido e fosse abandonado.
acho que todos deveríamos ser capazes de ler, escrever e um pouco mais. e a escola é sem dúvida o local para isso. mas parece-me que também passa por analisar o abandono não só a nível, político, económico mas também social. avaliar a importância da escola ou a falta dela.
algo que me apoquenta por exemplo é pensar que os bons alunos são sempre tidos como caretas e marrões e os outros é que são porreiros. porquê? eu acho que é preocupante!
mas afinal de contas... porque é que as pessoas abandonam o ensino antes de terminarem o 12º ano?
Enviar um comentário
acho que todos deveríamos ser capazes de ler, escrever e um pouco mais. e a escola é sem dúvida o local para isso. mas parece-me que também passa por analisar o abandono não só a nível, político, económico mas também social. avaliar a importância da escola ou a falta dela.
algo que me apoquenta por exemplo é pensar que os bons alunos são sempre tidos como caretas e marrões e os outros é que são porreiros. porquê? eu acho que é preocupante!
mas afinal de contas... porque é que as pessoas abandonam o ensino antes de terminarem o 12º ano?
<< Home
|
|
|
|