30 outubro 2005

 

Spaghetti Monster


Perante a ofensiva conservadora nos EUA que leva a administração Bush a defender que se ensine o criacionismo (intelligent design) no mesmo patamar que a evolução nas escolas, os protestos do meio científico já se fazem notar. Leiam tudo porque vale a pena: www.venganza.org

29 outubro 2005

 

O problema da comunicação social


É relativamente comum ouvirmos falar mal da qualidade jornalística, sobretudo da televisiva. Naqueles almoços de família, todos se revoltam com a estupidez da pergunta do jornalista, todos apontam o sensacionalismo de determinado canal e o critério editorial que lhe subjaz. Mas raramente ouvimos ou lemos alguém a fazer uma crítica frontal à fraca qualidade do nosso - e não só nosso, o problema é generalizável a outros países - jornalismo. Como exemplo, alguém num fórum de língua inglesa, que dizia ter trabalhado até à sua actual reforma num canal de média audiência duma qualquer cidade dos EUA, chamava a atenção para algo curioso. Há uns anos atrás, um jornalista a dar uma informação procurava sempre defender-se com a citação identificada. "O chefe dos bombeiros diz que o incêndio está sob controlo"; "O comandante da polícia diz que não há indícios de crime"; "O funcionário judicial diz que a testemunha se recusou a comparecer", etc., etc.. Alertado, dei atenção ao actual discurso jornalístico: "Diz-se que fulano fugiu para Espanha"; "Foi visto um indivíduo a passar na mata de mota"; "Afirma-se que partido tal não vai aprovar o OE". Mas quem disse, quem viu, quem afirmou? Quem me garante a mim que não foi o próprio jornalista que o fez? Se não há citação, não há verificabilidade junto do citado!
O problema é o poder que a comunicação social tem na sociedade de hoje, e é por isso que o poder político, comprometido, não se atreve a afrontar o meio jornalístico, não vá depois haver represálias. Mas o que me parece óbvio é que o actual estado do jornalismo se apresenta com um problema para a democracia, e não como um sinal da sua vitalidade.

28 outubro 2005

 

País de Doutores e Engenheiros?


No seguimento da entrada anterior, e do como a "culpa é nossa", um bom artigo de António Gaspar. O que andam a fazer os nossos políticos?

27 outubro 2005

 

A vergonha da greve


Já reparam como agora é vergonhoso fazer greve? Uma das maiores conquistas sociais do séc. XX, é hoje vista como algo errado pela maioria da população? A greve é só para esses parasitas que nada fazem, têm muitos privilégios e só pioram a situação do país. Temos todos de trabalhar que nem escravos e voltar ao sistema de cama quente para isto ir para a frente. Afinal, a culpa é nossa, nós, os pequenos, que trabalhamos as 40h semanais e nem sabemos como é que se foge aos impostos, nós é que temos a culpa disto. E a prova disso é que a Brisa ainda só lucrou 163,4 Milhões de Euros, a banca portuguesa continua com muitas dificuldades...Mas a culpa é nossa, portanto, nada de greves, não sejam parasitas! Nem pensem em ter espírito crítico e opinião sobre o que se passa no país! Trabalhem cegamente e paguem a porcaria que andamos a fazer!



   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt