03 outubro 2007

 

Para a agenda


O Centro de Estudos de História Contemporânea Portuguesa do ISCTE retoma o Seminário Comunismos. O proximo é amanhã!

Sessões às 17h30 | ISCTE | Auditório B203 (Edifício II)

4 OUT: A autonomia operária em Itália, de Mario Tronti a Toni Negri. Com Ricardo Noronha.

11 OUT: Comunismo e Ciência. Com Frederico Ágoas, Gisela da Conceição e Maria Carlos Radich.

18 OUT: Teatro e cinema. Com passagem do filme de Slatan Dudow/B. Brecht, Barrigas geladas ou A quem pertence o mundo, 71', 1933. Com Maria Helena Serôdio e Vera San Payo de Lemos.

25 OUT: Entre Movimento Negro e Marxismo: Genealogia dos Movimentos de Libertação da África Lusófona. Com António Tomás. [Esta sessão é no Auditório Silva Leal do ISCTE].

30 OUT: Marx e o Projecto Comunista. Com José Barata Moura.

8 NOV: Da URSS à Rússia (I). Com Carlos Taibo.

15 NOV: Da URSS à Rússia (II). Com Luís Carapinha.

22 NOV: A Rússia Soviética entre o Ocidente e o Oriente: Geopolítica para uma Ambivalência Identitária. Com Mário Machaqueiro.

29 NOV: Comunismo e Democracia. Debate sobre o livro de Luciano Canfora, A democracia, história de uma ideologia (Lisboa, Edições 70, 2007). Com Luciano Canfora, Filipe do Carmo e João Arsénio Nunes.

6 DEZ: Lenine e Cinema: Eisenstein e Vertov. Com passagem do filme de Dziga Vertov, Três Canções sobre Lenine, 62', 1934. Com Fernando Guerreiro.

13 DEZ: História do Futebol na URSS. Com James Riordan.

Comments:
Se possível é de ir.
 
Por iniciativa do jornal web www.odiario.info e da Revista «Vértice» realiza-se em Serpa (no Cineteatro Municipal) nos dias 5, 6 e 7 de Outubro o II Encontro Internacional - Civilização ou Barbárie. Este acontecimento reunirá quatro dezenas de eminentes pensadores, cientistas políticos e autarcas de 14 países da Europa, América, Africa e Ásia.


Entre os participantes que já confirmaram a sua presença incluem-se personalidades de prestígio mundial como o egípcio Samir Amin, o húngaro István Meszaros, os franceses Georges Labica e Georges Gastaud, o argentino Julio Gambina, e os senadores Alberto Anaya, do México e Piedad Córdoba, da Colômbia. Estarão também em Serpa intelectuais vindos da Venezuela, do Brasil, dos EUA, de Cuba, do Líbano, da Índia e da Itália, além de destacadas figuras da vida portuguesa.


Entre os principais temas do Encontro figuram: O agravamento da crise do capitalismo e o socialismo como alternativa à barbárie; o terrorismo de estado e a estratégia das guerras preventivas; a globalização neoliberal; revolução e contra-revolução na América Latina; lutas sociais e politicas na União Europeia; a perversão mediática e a hegemonia das transnacionais na comunicação social; o papel do Poder Local como factor de mudança social.


Mais informações no sitio http://odiario.info/
 
anonimo, isso merece posta, para amanha...
 
Vai lá estar o Pacheco?
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt