07 maio 2007

 

Escumalha


Dizia-me um amigo francês que o programa da Royal era uma imitação, sem grande imaginação, do programa do Sarkozy, recitado por uma candidata que rebola nas frases feitas e nas verdades do senhor De Lapalisse; o programa do Sarkozy é uma imitação mais trabalhada do programa de Le Pen, proclamado por um candidato mais parecido com um jovem cão enraivecido! Os franceses escolheram a imitação do programa de Le Pen.

Sarko deu-se a conhecer quando a sua polícia perseguiu até à morte dois jovens de origem magrebina e ainda chamou aos habitantes dos bairros insurgentes de escumalha. Enquanto ministro do interior também mandou a polícia francesa às escolas para caçar imigrantes ilegais, com curiosos ecos com o que fez o governo nazi da Alemanha durante a segunda guerra mundial. Sarkozy é um homem feroz e perigoso.

Comments:
A vitória foi mesmo resultado do Sarkozy ir buscar votos ao Le Pen. Mas até a Royal prestou o seu respeito ao nacionalismo e é chocante a semelhanca entre ela e Sarkozy no que se refere à política de imigração.

A França tem no entanto grandes contrastes. O poder é muito conservador, mas há muita agitação entre as massas. Concordamos que os motins desta noite prometem tempos interessantes?
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt