02 abril 2007

 

É para o ano?!


O que é feito da gripe das aves?
A epidemia que vinha do Oriente distante, o mesmo de onde provem uma onda de ténis, soutiens e brinquedos de plástico. O terror que já estava às portas da Europa, hospedado na exótica Turquia e no terrifico Médio Oriente. A pestilência que ia matar milhares em Portugal, milhões na Europa. A febre que levou nações a açambarcar Tamiflu. Qué dela?

Foram tantos os cientistas e os médicos a pedir apoio urgente e acção imediata. Foram vários os políticos circunspectos a insinuar que estava tudo a ser preparado. E depois, nada… nem um espirro.

Ano dois desde o pânico, os documentários, as entrevistas, os artigos de investigação, os paralelos históricos, e o assunto já não faz gordas nos jornais. O único sintoma é que ninguém se interroga: não terá alguém feito asneira? Não terá alguém fomentado o pânico público desnecessariamente?

Parece que temos medo. Medo que o oriente nos invada e chacine. Mas ainda temos mais medo da autoridade de bata branca, de que os médicos e os epidemiologistas não saibam, e sejam um pouco como os políticos, interesseiros e histéricos quando lhes convém.

Comments:
E' o orientalismo na ciencia, na politica e nos media. E na cabeca de quase todos nos.
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt